sexta-feira, 13 de maio de 2011

Violência na escola.


Como podemos ver todos os dias nos noticiários e telejornais, a violência vem crescendo muito de uns tempos pra cá, essa violência ja existe em todo o país, desde assalto a bancos até assassinato de idosos, mas uma coisa preocupante é o fato dessa violência começar a se manifestar em ambiente escolar. Um ambiente que deveria ser livre de casos de agressão e brigas acaba se tornando o maior palco disso.

Não são muitas as soluções que temos para esse problema, suspensões e expulsões de alunos problemáticos só podem acontecer depois que eles já fizeram algo de ruim, ou seja, aquilo não evita o problema, só pune o aluno. As escolas precisam de meios para barrar essa violência antes que ela aconteça, não deixar com que isso entre na escola.

A única maneira de se fazer isso é praticando uma revista nos materiais dos estudantes, mas esse assunto gera controvérsias, e é essa a pergunta: A revista nos alunos, pode tirar sua privacidade?

Em ambiente escolar, o aluno não precisa levar nada além de seus materiais que vai usar em sala de aula, se o aluno levar apenas o que deve não há motivos para ser contra a revista, é como diz o ditado: “Quem não deve, não teme.”

A revista seria importante porque evitaria a entrada de objetos, como facas, armas, bombas e outras coisas, que podem causar mortes e ferimentos em outros estudantes. Um exemplo disso é o caso que tivemos em Jundiaí à pouco tempo, alunos estouraram uma bomba em ambiente escolar causando um ferimento grave em outro estudante, o garoto perdeu dois dedos do pé.

Esse caso de Jundiaí poderia ter sido facilmente evitado se esse sistema de revista fosse implantado. A revista não precisa ser na entrada, barrando os alunos na porta, umas melhor supervisão nos intervalos e uma revista nas bolsas evitariam muitos casos como esse que vimos agora.

Um outro problema comum nas salas de aula é o uso e o tráfico de drogas. Não é difícil se deparar com estudantes usando ou repassando as drogas, uma revista e uma supervisão maior acabaria com esse problema. O tráfico de drogas é um problema internacional, dentro das escolas o problema é mais grave ainda, ali mais menores de idades tem acesso às drogas.

A solução para todos esses problemas está ao alcance das mãos, não é algo difícil de se fazer. Uma educação de qualidade não se resume à, somente, um preparo maior dos professores, materiais didáticos de mais qualidade, mas também inclui o ambiente em que se está estudando, e esse ambiente, cá entre nós, não é o melhor para aprender alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário